Os pinceis são ferramentas indispensáveis na hora de se maquiar, afinal são eles que servirão como aplicadores e irão criar efeitos incríveis. Para uma maquiagem perfeita é importante conhecer cada um dos tipos de pincéis e saber qual a função de cada um deles.
Os kits de pincéis mais completos costumam vir com, pelo menos, 12 peças, os profissionais podem chegar a mais de 30, uma para cada área do rosto e para criar um tipo de efeito. Se, ao olhar um kit desses, você fica completamente perdida e sem saber o que fazer com cada um deles, fique ligada e conheça os principais pinceis e suas funções.
É um pincel pequeno, porém denso. É usado para diversas finalidades, principalmente para a aplicação de cosméticos em pó, como: espalhar o blush, pó compacto, produtos minerais,iluminadores, etc.
Quem usa base líquida não pode ficar sem este pincel, afinal aplicar com os dedos pode deixar marcas. É fundamental que as cerdas do pincel para base sejam sintéticas.
É do mesmo tamanho que o pincel para pó, mas se diferencia no formato do corte das cerdas, que é chanfrado, ou seja, na diagonal. Este formato facilita, e muito, na hora de criar efeitos com o blush.
Suas cerdas são menores exatamente para facilitar a aplicação em pequenas áreas do rosto.
Suas cerdas são firmes e macias, e o corte é arredondado para facilitar a aplicação do contorno dos lábios. Assim como o pincel para base, deve ser feito de material sintético.
É um pouco parecido com o kabuki, mas possui um cabo longo. É usado para a aplicação do pó compacto, aquela esponjinha que costuma vir nos produtos não costuma criar um efeito tão interessante quanto este pincel.
Também é usado para delinear, ideal para quem não tem muita prática com maquiagem.
É bem fininho, exatamente para poder contornar a área dos olhos. Suas cerdas são firmes para que o traço fique preciso. As cerdas também devem ser sintéticas, assim como de todos os outros pinceis que irão entrar em contato com produtos úmidos.
Para criar o tão desejado efeito esfumado, o pincel indicado é o que possui cerdas compridas e macias.
O pincel é mais fino do que o para as pálpebras. Também é indicado para fazer detalhes damaquiagem.
Suas cerdas são arredondadas, exatamente para acompanhar a curva das pálpebras, e abrange quase toda a área.
Este pincel possui as cerdas em um formato arredondado, e também firmes para a aplicação da sombra em creme.